Um enigma da esfinge no Direito Processual Penal Castrense
a (in)correção da decisão que suspende o curso do processo de deserção diante da prática de nova deserção e a prescrição
Palavras-chave:
Deserção, Trânsfuga, Crise de instância, Suspensão do Processo, Prescrição, Insegurança Jurídica, Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR)Resumo
A controvérsia sobre o cabimento da suspensão do processo de deserção quando o réu retorna à condição de trânsfuga e suas implicações na contagem do prazo prescricional, em especial nas hipóteses de militares sem estabilidade, menores de 21 (vinte) anos, quando da consumação do delito, gera insegurança jurídica e compromete a eficiência da persecução criminal. A chamada “crise de instância” não deve ser admitida como uma situação rotineira no âmbito do Processo Penal Militar. Os operadores do Direito devem refletir sobre possíveis soluções para o problema levantado, de modo a racionalizar os recursos públicos e zelar para que o processo atinja as suas finalidades, bem como para que réus, em idênticas situações, não recebam tratamentos desiguais. Uma possível solução proposta é a utilização do novel instituto do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), previsto no artigo 976 do Código de Processo Civil Brasileiro de 2015.
Referências
BOSCHI, J. A. P. Ação penal: as fases administrativa e judicial da persecução penal. Porto Alegre:Livraria do Advogado Editora, 2010.
BULFINCH, T. O livro de ouro da mitologia: (a idade da fábula): história de deuses e heróis. Rio de Janeiro, RJ: Ediouro, 2005.
DELMANTO, C. [et al]. Código penal comentado. 9. ed. São Paulo: Saraira, 2016.
FAVORETTO, A. C. Princípios constitucionais penais. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2012.
FRANCHINI, A.S. As melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros e guerras da tradição greco-romana. Vol 1. Porto Alegre, RS: L&P, 2014. LIMA, R. B. Manual de processo penal. Volume único. 4. ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2016.
MIGUEL, C.A; CRUZ, I.S. Elementos de direito penal militar: parte especial. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.