Prevaricação no âmbito militar brasileiro: Desvios de competência e julgamentos administrativos
Palavras-chave:
prevaricação militar, Forças Armadas, crimes militares, burocracia de ofício, consequências da prevaricaçãoResumo
A prevaricação no âmbito militar é uma questão de grave preocupação, pois envolve a prática de retardar, deixar de praticar ou praticar indevidamente um ato de ofício com o intuito de satisfazer interesses pessoais, conforme definido no artigo 319 do Código Penal Militar. Esse crime se aplica tanto a militares quanto a civis que atuam na Administração Militar, tendo o Estado como sujeito passivo e a moralidade da Administração como objeto jurídico. Este artigo analisa a normalização da prevaricação no ambiente militar, destacando a crescente tendência de resolver casos desse crime de forma administrativa, contornando o devido processo legal. Isso ocorre quando comandantes e autoridades militares optam por julgar casos de prevaricação na esfera da transgressão disciplinar, mesmo quando a gravidade dos atos demandaria um julgamento mais rigoroso, previsto no Código Penal Militar. Também aborda as causas e consequências da burocracia de ofício no contexto militar, destacando como a falta de familiaridade com procedimentos legais específicos pode levar a atrasos na condução de investigações e na tomada de decisões legais. A falta de recursos adequados, como peritos e equipamentos, também pode incentivar a prevaricação, já que a autoridade militar se vê pressionada a adotar medidas alternativas para evitar a burocracia. Além disso, a ambiguidade na classificação de comportamentos como crimes militares ou transgressões disciplinares cria conflitos de competência e decisões legais variáveis, destacando a necessidade de uma revisão cuidadosa das leis e regulamentos militares. Esta pesquisa propõe medidas concretas para combater a prevaricação no âmbito militar, incluindo conscientização e treinamento, fortalecimento da fiscalização interna, revisão da legislação, acesso a recursos e peritos, fortalecimento da Justiça Militar, transparência e responsabilização, cooperação interinstitucional e monitoramento e avaliação.
Referências
ASSIS, José Wilson Gomes de. A “síndrome da prevaricação” em face dos crimes militares praticados em serviço e suas consequências na atividade policial militar. Jusmilitares, [s.d.]. Disponível em: https://jusmilitaris.com.br/sistema/arquivos/doutrinas/sindrome_prevaricacao.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Brasília, DF, Senado Federal. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL. Decreto nº 4.346, de 26 de agosto de 2002. Regulamento Disciplinar do Exército. Aprova o regulamento disciplinar do Exército e dá outras providências. Brasília, DF, Diário Oficial da União, de 27 de agosto de 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4346.htm. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL. Decreto-lei 1.001, de 21 de outubro de 1969. Código Penal Militar. Brasília, Diário Oficial da União, de 21 de outubro de 1969. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1001.htm. Acesso em: 16 set. 2023.
BRASIL. Decreto-lei 1.002, de 21 de outubro de 1969. Código de Processo Penal Militar. Brasília, Diário Oficial da União, de 21 de outubro de 1969. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del1002.htm. Acesso em: 16 set. 2023.
GADELHA, Patricia Silva. Ninguém Será Preso Sem Ordem Judicial... Existem, Contudo, Exceções. Jusmilitares, [s.d.]. Disponível em: https://jusmilitaris.com.br/sistema/arquivos/doutrinas/ninguemserapreso.pdf. Acesso em: 16 set. 2023.
GORRILHAS, Luciano Moreira. Conflito Aparente de Normas entre Transgressões Disciplinares e Crimes Militares e o Necessário Controle Externo da Atividade Policial Militar. Justitia: Revista do Ministério Público de São Paulo, v. 77, n. 202, jun./ 2016. Disponível em: https://es.mpsp.mp.br/revista_justitia/index.php/Justitia/article/view/14. Acesso em: 16 set. 2023.
JURISPRUDÊNCIA sobre o crime de prevaricação. Delegado De Polícia Plantonista, 2011. Disponível em: http://delegadoplantonista.webnode.com.br/news/jurisprud%C3%AAncias%20sobre%20o%20crime%20de%20prevarica%C3%A7%C3%A3o%/. Acesso em: 16 set. 2023.
NEVES, Cícero Robson Coimbra; STREIFINGER, Marcello. Manual de Direito Penal Militar. 4. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2014.
NUCCI, Guilherme de Souza. Código Penal Militar Comentado. São Paulo: Editora Forense, 2021. 478 p.
ROTH, Ronaldo João. Temas de Direito Militar. São Paulo: Suprema Cultura, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.