Os conflitos armados sob a ótica do Direito Internacional Humanitário

Autores

  • Lucas Henrique Lopes dos Santos Mestrando no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências Jurídicas na UNICESUMAR (Maringá/PR). Graduado em Direito pela UEL (Londrina/PR). Advogado

Palavras-chave:

Direito Internacional Humanitário, Conflitos armados, Estado-maior, Ética

Resumo

O presente estudo objetiva discutir os conflitos armados sob a ótica do Direito Internacional Humanitário (DIH). Como metodologia emprega a revisão de literatura em doutrinas, legislações, tratados e convenções que disciplinam o tema em análise, buscando-se demonstrar que a perspectiva universalista do Direito Internacional contemporâneo deve prevalecer sobre o absurdo jurídico positivista de apenas enxergar o consentimento individual dos Estados, os tratados e a visão de Direito Internacional interestatal, tendo em vista que a lógica internacional, que privilegia o poder em detrimento da consciência jurídica internacional, é incapaz de vislumbrar as necessidades e aspirações da comunidade internacional como um todo. Para tanto, foram enfrentadas as seguintes temáticas: a evolução histórica da guerra e do direito humanitário, diferenciando guerra de conflito armado, discutindo os princípios do Direito Humanitário e apresentando algumas acepções da guerra, a saber: guerra justa ou legal; e guerra defensiva; a classificação e as principais causas dos conflitos armados caracterizando estes conflitos à luz do DIH; e, por fim, a ética do Estado-Maior na condução de uma guerra. Concluiu-se ao final que, não obstante as normas de Direito Internacional que visam frear os abusos em guerras e conflitos armados, o direito não prescinde do uso da força e se funda no direito do mais forte, o qual, apenas às vezes coincide com o direito do mais justo, o que fragiliza o pacifismo jurídico e a estabilidade social.

Referências

ACCIOLY, H. Manual de direito internacional público. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.

ARENDT, H. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

BORGES, L.E. O Direito Internacional Humanitário. São Paulo: Saraiva, 2014.

BYERS, M. A lei da guerra: direito internacional e conflito armado. Rio de Janeiro: Record, 2007.

CANÇADO TRINDADE, A.A. A humanização do Direito Internacional. 2 ed. Belo Horizonte: Editora Del Rey, 2015.

CASEY-MASLEN, S.The use of nuclear weapons under rules governing the conduct of hostilities. In: NYSTUEN, G; CASEY-MASLEN, S; BERSAGEL, A.G. (Org.). Nuclear weapons under international law. Cambridge: Cambridge University Press, 2014, p. 91-127.

CHEREM, M.T.C.S. Direito Internacional Humanitário. Curitiba: Juruá, 2003.

CINELLI, C.F. Direito Internacional Humanitário. 2. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2016.

FACCIOLLI, A.F. Direito Internacional Humanitário. Curitiba: Juruá Editora, 2015. v. 1.

JOMINI, A.H. Evolução da Arte da Guerra e do Pensamento Militar. Rio de Janeiro: ECEME, 2006.

KEEGAN, J. Uma história da guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

MARQUES, H.S. Direito internacional humanitário: limites às operações militares. 2004. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Militares). Rio de Janeiro, Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

MAZZUOLI, V.O. Curso de Direito Internacional Público. São Paulo: RT, 2013.

MELLO, C.D.A. Direitos humanos e conflitos armados. Rio de Janeiro: Renovar, 1997.

RAMINA, L; FRIEDRICH, T.S. Direitos humanos, guerra e paz. Curitiba: Juruá Edutora, 2014. v. 3. Coleção Direito Internacional Multifacetado. RANGEL, V.M. Direito e Relações Internacionais. São Paulo: RT, 2012.

REALE, M. Teoria Tridimensional do Direito. 5. ed. São Paulo: 1994.

SWINARSKI, C. A norma e a guerra. Buenos Aires: CICR,1991.

SWINARSKI, C. Introdução ao Direito Internacional Humanitário. Brasília: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1996.

VASCONCELOS JR., W.B.V. A influência do direito internacional dos conflitos armados nas operações militares da atualidade. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Militares) – Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro, 2007.

WALZER, M. Guerras justas e injustas: uma argumentação moral com exemplos históricos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

Downloads

Publicado

24/10/2023

Como Citar

Santos, L. H. L. dos. (2023). Os conflitos armados sob a ótica do Direito Internacional Humanitário. Revista Do Ministério Público Militar, 48(35), 209–244. Recuperado de https://revista.mpm.mp.br/rmpm/article/view/57

Edição

Seção

Direitos Humanos e Direito Internacional Humanitário