A responsabilidade civil no transporte aéreo internacional e o decidido no Recurso Extraordinário nº 636.331/RJ

Autores

  • Manoel Veridiano Fukuara Rebello Pinho Instituto Brasiliense de Direito Público

Palavras-chave:

responsabilidade civil do transportador aéreo, Recurso Extraordinário n° 636.331/RJ, Convenções de Varsóvia e de Montreal, consequências econômicas no âmbito consumerista

Resumo

O presente trabalho busca trazer as características básicas do contrato de transporte aéreo internacional e as implicações da responsabilidade civil do transportador pelos danos causados; e, ainda, estudar referido contrato à luz da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal no Recurso Extraordinário nº 636.331/RJ. Referido julgado houve por bem fixar o entendimento segundo o qual, nesse tipo de contrato, em razão da disposição do artigo 178 da Constituição Federal, aplicam-se os tratados internacionais sobre a matéria, em prevalência sobre o Código de Defesa do Consumidor. Para isso, abordar-se-ão, na seguinte ordem: as características do contrato de transporte aéreo, com ênfase no âmbito internacional; a decisão proferida no Recurso Extraordinário nº 636.331/RJ; o quadro histórico que norteou as Convenções de Varsóvia e de Montreal e suas características principais; alguns precedentes do Superior Tribunal de Justiça sobre o tema; e, por fim, possíveis consequências econômicas de tal decisão e sua repercussão no âmbito consumerista. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica. Concluiu-se que a tarifação da responsabilidade civil, nos casos de extravio ou avaria de bagagem, e também de atrasos de voos, no contrato de transporte aéreo internacional, gera eficiência econômica ao setor e, ao mesmo tempo, preserva os consumidores, sob a ótica coletiva.

Referências

CAVALIERI FILHO, Sérgio. Programa de responsabilidade civil. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

CORREA, Atalá. Limitação das indenizações por extravio de bagagens no transporte aéreo internacional: uma abordagem sob a perspectiva da Análise Econômica do Direito. Revista IBERC, v. 4, n. 2, maio/ago. 2021, p. 1-17. Disponível em: https://doi.org/10.37963/iberc.v4i2.162. Acesso em: 30 ago. 2021.

GUIMARÃES, Paulo Jorge Scartezzini. Dos contratos de hospedagem, de transporte de passageiros e de turismo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MORSELLO, Marcos Fábio. Responsabilidade civil no transporte aéreo. São Paulo: Atlas, 2006.

SANSEVERINO, Paulo Tarso Vieira. Princípio da reparação integral. São Paulo: Saraiva, 2010. E-book.

Downloads

Publicado

24/10/2023

Como Citar

Pinho, M. V. F. R. (2023). A responsabilidade civil no transporte aéreo internacional e o decidido no Recurso Extraordinário nº 636.331/RJ. Revista Do Ministério Público Militar, 49(38), 169–198. Recuperado de https://revista.mpm.mp.br/rmpm/article/view/6