Direito Penal Negocial & Justiça Militar. Uma visão crítica da Súmula 18 do STM e da Cartilha do ANPP
Palavras-chave:
súmula, Direito Penal Negocial, Justiça Militar, Ministério Público, Acordo de Não Persecução PenalResumo
Este artigo pretende lançar uma visão crítica acerca do Direito Penal Negocial e a Justiça Militar. Nesse sentido, parte de uma análise percuciente da Súmula 18 do Superior Tribunal Militar, aferindo os fundamentos utilizados para negar a aplicação do Acordo de Não Persecução Pena - ANPP na Justiça Especializada, dos quais se destacam o princípio da especialidade e a chamada índole do processo penal militar. O artigo também analisa a Cartilha editada pela Corregedoria da Justiça Militar como forma de demonstrar o entendimento do Superior Tribunal Militar sobre a questão, e o impacto que a publicação causa nos magistrados da Justiça Militar e no próprio Ministério Público. O artigo conclui pela possibilidade plena de aplicação do Direito Penal Negocial na Justiça castrense.
Referências
ASSIS, Jorge Cesar de. Crime Militar & Processo – Comentários à Lei 13.491/17, 3. ed., Curitiba: Juruá, 2022.
_________________________ Curso de Direito Disciplinar – da simples transgressão ao processo administrativo. 6. ed., Curitiba: Juruá, 2022.
_________________________ A lei anticrime e a inserção do art. 16-a no Código de Processo Penal Militar, Site Migalhas – Migalhas de Peso, publicado em 07.2.2020.
______________________ Código de Processo Penal Militar Anotado, 1º volume, 5ª edição, Curitiba: Juruá, 2020.
______________________ A teoria do silêncio eloquente: O novo canto da sereia ecoando na justiça militar. Revista Conceito Jurídico, v. 53, p. 68-75, 2021.
FOUREAUX, Rodrigo. O acordo de não persecução penal na Justiça Militar. Site Observatório da Justiça Militar Estadual, Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, publicado em 29.01.2020.
NETO, Manoel Jorge e Silva; NEVES, Cícero Robson Coimbra. Inconstitucionalidade por Espelhamento no Sistema de Persecução Penal Militar. Revista Magister de Direito Processual Penal nº 113, Porto alegre: Editora Magister, abril / maio 2023.
NEVES, Cícero Robson Coimbra. A participação da vítima de crime militar no acordo de não persecução penal. Revista Lex de Criminologia & Vitimologia, Ano III - nº 7 jan./abr. 2023, Porto Alegre: Lex Editora.
RAMOS, Ataliba Dias. A decisão do Supremo Tribunal Federal e a nova sistemática do interrogatório nos termos do PL 9436/17, Brasília: Revista do Ministério Público Militar nº 38, novembro de 2022.
ZAFFARONI, Eugenio Raúl; CAVALLERO, Ricardo Juan. Derecho Penal Militar – lineamentos de la Parte General, Buenos Aires: Ediciones Jurídicas Ariel, 1980.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.