O uso de fontes abertas e de acesso restrito para a criação de sinais de alertas em torno da existência de possíveis empresas prestadoras de serviços e obras de engenharia, de caráter meramente instrumentário

The use of Open Sources and Restricted Access for the Creation of Warning Signs about the Existence of Possible Companies Providing Services and Engineering Works, of a Merely Instrumental Character.

Autores

  • Rafael Lima Linhares Bacharel em direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Palavras-chave:

Corrupção, Fraudes licitatórias, Empresas, Serviços e obras de engenharia, Caráter instrumentário, Fontes de dados, Investigações complexas, Tipologias

Resumo

O presente artigo procura chamar atenção para a prática de atos de corrupção nos procedimentos de contratação deflagrados pela Administração Pública, especialmente para as fraudes levadas a efeito por empresas instrumentárias, sem capacidade operacional, pois, para assumirem a execução das avenças firmadas, com destaque para os serviços e obras de engenharia. Apresentados todos os conceitos necessários para o entendimento desse fenômeno ilícito, de reflexos nos campos criminal e civil, o objetivo deste documento é jogar uma luz para a existência de recursos que podem ser utilizados pelos órgãos de fiscalização e investigação para identificação da presença (sinais de alerta) de corporações com aquela natureza em eventual licitação deflagrada, o que ocorrerá mediante a exploração de dados, posteriormente transformados em conhecimento, e criação de tipologias de irregularidade. O uso dessa técnica, como ferramenta de prevenção e, em último caso, repreensão aos desvios de recursos públicos, objetivo final da corrupção, precisa ser estimulado, assim como o debate em torno de sua aplicação aos crimes de difícil prova, de modo que este ensaio tem, também, o propósito de despertar curiosidades e contribuir, assim se espera, com o desenvolvimento do assunto em referência.

Referências

ACOSTA, Alberto. Prólogo. In: TOTOSA, José Maria. Corrupción. Corrigida y aumentada, TOTOSA, José Maria. Barcelona: Icaria, 2013, pp. 5-26.

BARRETO, Alesandro Gonçalves. WENDT, Emerson. CASELLI, Guilherme. Investigação digital em fontes abertas. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.

BITTENCOURT, Sidney. Licitação passo a passo. 8. ed. rev. atual e ampl. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

BRASIL. Doutrina nacional de inteligência de segurança pública. Brasília: MJ, 2009.

______. Lei Nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Brasília: 1993. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 27 mar. 2018.

CARVALHO, Jailton de. GULLINO, Daniel. Corrupção é principal preocupação para 62% dos brasileiros, mas denúncias podem ser coadjuvantes. 31 dez. 2017. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/corrupcao-principal-preocupacao-para-62-dos-brasileiros-mas-denuncias-podem-ser-coadjuvantes-22241432. Acesso em: 27 mar. 2018.

DALLAGNOL, Deltan Martinazzo. As lógicas das provas no processo: prova direta, indícios e presunções. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2015.

DEMATTÉ, Flávio Rezende. O funcionamento do Cadastro Nacional de Empresas Punidas (CNEP) e do Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas (CEIS). In: MUNHÓS, JORGE; QUEIROZ, Ronaldo Pinheiro de (org.). Lei anticorrupção e temas de compliance. 2. ed. rev. atual e ampl. Salvador: JusPODIVM, 2017, pp. 665-678.

DIAS, Jefferson Aparecido. MACHADO, Pedro Antônio de Oliveira. Atos de corrupção relacionados em licitações e contratos. In: MUNHÓS, JORGE; QUEIROZ, Ronaldo Pinheiro de (org.). Lei anticorrupção e temas de compliance. 2. ed. rev. atual e ampl. Salvador: JusPODIVM, 2017, pp. 71-101.

PEALE, Norman Vincent. O poder do pensamento positivo. Trad. Leonidas Gontijo de Carvalho. 75. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

SANTOS, Franklin Brasil. SOUZA, Kleberson Roberto de. Como combater a corrupção em licitações: detecção e prevenção de fraudes. Belo Horizonte: Fórum, 2016.

SANTOS, José Anacleto Abduch. Contratos administrativos: formação e controle interno da execução com particularidades dos contratos de prestação de serviços terceirizados e contratos de obras e serviços de engenharia. Belo Horizonte: Fórum, 2015.

Downloads

Publicado

24/10/2023

Como Citar

Linhares, R. L. (2023). O uso de fontes abertas e de acesso restrito para a criação de sinais de alertas em torno da existência de possíveis empresas prestadoras de serviços e obras de engenharia, de caráter meramente instrumentário: The use of Open Sources and Restricted Access for the Creation of Warning Signs about the Existence of Possible Companies Providing Services and Engineering Works, of a Merely Instrumental Character. Revista Do Ministério Público Militar, 47(33), 253–297. Recuperado de https://revista.mpm.mp.br/rmpm/article/view/98

Edição

Seção

Tomo I - Artigos temáticos: Corrupção e crimes afins