A transação administrativa e sua aplicação no Direito Disciplinar Militar
Palavras-chave:
Transação, Administrativa, Menor, Potencial, Disciplinar, Militar, Ajustamento, SuspensãoResumo
A presente análise visa a possibilidade de instituir a transação administrativa, como instituto despenalizador em relação ao servidor público faltoso. A aceitação da possibilidade de uma transação administrativa, sugere a existência de uma infração administrativa de menor potencial ofensivo. Em decorrência do instituto da transação administrativa, outros institutos seriam passíveis de aplicação no regime disciplinar, como o ajustamento de conduta, o termo circunstanciado administrativo e a suspensão do processo administrativo. O regime disciplinar militar no entanto, parece ser refratário aos princípios e institutos elencados. A proposta sugere, com certeza, serena e aprofundada reflexão.
Referências
ASSIS, Jorge Cesar de. Curso de Direito Disciplinar Militar – da simples transgressão ao processo administrativo, 3ª ed., revista e atualizada. Curitiba: Juruá, 2012.
DE PAULA, Julio Cezar Rachel; RESENDE, Wesley Barbosa. A transação Administrativa na Instituição Militar Estadual. Revista de Estudos & Informações n. 31. Belo Horizonte, novembro de 2011.
DEZAN, Sandro Lucio. Fundamentos do Direito Administrativo Disciplinar. Curitiba: Juruá, 2010, p.127-128.
MELLO, Rafael Munhoz de. Sanção Administrativa e princípio da legalidade, p. 137, apud OLIVEIRA, Farlei Martins de. Sanção Disciplinar Militar e Controle Jurisdicional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005.
MOTA JUNIOR, João Francisco da. A transação administrativa e a SUSPAD mineira – Medidas alternativas e o sistema [punitivo disciplinar. Disponível em https://bvc.cgu.gov.br/handle/123456789/3260 acesso em 06.05.2012.
RODRÍGUES-VILLASANTE Y PRIETO, José Luis. Principio de legalidad de las infracciones y sanciones disciplinarias militares. Comentarios a la Ley Disciplinaria de las Fuerzas Armadas. Madrid: Imprenta Ministerio de Defensa, junio 2000, p. 45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.