O conceito de resolutividade aplicado ao Ministério Público Militar e o uso da Recomendação como instrumento no desenvolvimento de políticas públicas para a prevenção de suicídios nas Forças Armadas
Palavras-chave:
resolutividade, Ministério Público, Ministério Público Militar, recomendação, suicídio, políticas públicasResumo
O presente artigo, baseado em pesquisa efetuada pelos métodos dedutivo e jurídico-compreensivo, tem como propósito analisar o conceito de “Ministério Público resolutivo” e de que modo este pode ser aplicado no âmbito do Ministério Público Militar diante de um problema concreto: como efetivar políticas públicas que contribuam para reduzir o número de suicídios ocorridos nas Forças Armadas, especialmente entre militares que servem nas áreas mais remotas do país, como a região amazônica. Iniciamos por uma análise a respeito da superação histórica do “demandismo” judicial, que por muito tempo vigorou no Ministério Público, pela moderna noção de resolutividade, a qual deve guiar os membros do Parquet no exercício de suas atribuições institucionais, priorizando soluções mais efetivas para os problemas que envolvem direitos e interesses sob a sua tutela, inclusive por meio dos mecanismos extrajudiciais previstos em lei. Revisitamos a missão constitucional do Parquet das Armas, defendendo que o seu papel não se limita ao de titular da ação penal militar, porquanto também é dever da referida instituição promover a defesa dos bens jurídicos referidos em temas relacionados às Forças Armadas. Desta forma, concluímos que é dever do Ministério Público Militar contribuir para a construção de políticas públicas que objetivem a redução do número de suicídios ocorridos entre militares federais. Analisamos as normas internas atualmente existentes a respeito da manutenção de estruturas de apoio à saúde mental no âmbito das Forças Armadas e os fatores que dificultam a sua concretização, especialmente em áreas mais remotas do território brasileiro, a exemplo da região amazônica. Por fim, concluímos que a expedição de recomendações e o acompanhamento de políticas públicas são formas pelas quais o Ministério Público Militar pode atuar nessa questão, à luz dos seus deveres constitucionais
Referências
ASSIS, Jorge César de; ARPINI, Soei; ZANCHET, Dalila Maria. Legitimidade do Ministério Público Militar para a interposição de Ação Civil Pública. Curitiba: Juruá, 2011.
BICCA, Ronaldo. Breve história da Advocacia Pública, do Ministério Público e da Advocacia de Estado: uma investigação luso-brasileira. São Luís/Coimbra: Livraria Resistência Cultural Editora, 2023.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição Federal de 1988, Brasilia/DF, disponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constitu.icao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 10 dez. 2023.
BRASIL. Congresso Nacional. Lei Complementar n° 75 de 20 de maio de 1993. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Carta_de_Bras%C3%AD1ia-2.pdf Acesso em: 12 dez. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público. Carta de Brasília. Disponivel em:
https://www.cnmp.mp.br/portal/images/Carta_de_Bras%C3%ADlia-2.pdf . Acesso em: 10 dez. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério PúblicoRecomendação n° 54 de 28 de março de 2017. Disponível em: htt,ps://www.cnmp.mp.br/portal/images/Recomendacoes/Recomenda%C3%A7%C3%A3o-054.pdf. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Conselho Nacional do Ministério Público
Resolução no 164, de 28 de março de 2017. Disponível em: https://www.cnmp.mp.br/portal/atos-e-normas/norma/4884/. Acesso em: 11 dez. 2023.
BRASIL. Ministério Público Militar. Conselho Superior do Ministério Público Militar. Resolução nº 100, de 14 de março de 2018. Disponível em: htt;ps://www.mpm.mp.br/resolucoes-do-conselho-superior-do-mpm/. Acesso em: 21 dez. 2023.
CASTRO, Edson de Resende. O Ministério Público Resolutivo na função eleitoral. In: Manual de resolutividade do Ministério Público [recurso eletrônico] I Corregedoria Nacional do Ministério Público.- 1. ed.-Brasília: CNMP, 2023.
EXÉRCITO BRASILEIRO. Guia de Prevenção ao Suicídio. Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social.1a Edição, agosto 2020. Disponível em: htt,ps://4rm.eb.mil.br/arquivos/SSAS/Cartilha/Guia de Prevencao ao Suicidio.pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.
EXÉRCITO BRASILEIRO. Portaria n° 151-DGP, de 4 de agosto de 2016. Disponível em: htt,p://www.sgex.eb.mil.br/sg8/00 instrucoes gerais reguladoras/02 reguladoras/04 de.partamento- eral do_pessoal/port n 151 dw 04a o2016.html. Acesso em: 21 dez. 2023.
FORÇA AÉREA BRASILEIRA. Guia de Orientações para Comandantes sobre o Suicídio, Programa de Valorização da Vida. Instituto de Psicologia da Aeronáutica. Disponível em: https://www2.fab.mil.br/ipa/images/GUIA DOS COMANDANTES PVV l.pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.
MAZZILLI, Hugo Nigro. Introdução ao Ministério Público.São Paulo: Saraiva 1997.
MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR. Relação das Recomendações emitidas pelo Ministério Público Militar até 15 de março de 2022. Disponível em: htt;ps://www.mpm.mp.br/recomendacoes/. Acesso em: 21 dez. 2023.
PALMA, Najla Nassif. Direitos Humanos e Forças Armadas: uma breve reflexão sobre a afirmação, promoção e proteção dos direitos fundamentais nas instituições militares.Revista da VII Jornada Jurldica do Corpo de Fuzileiros Navais, Rio de Janeiro, nov. 2019. Acesso em
PATRICIO, Carlos Eduardo Szlachta. Comportamento suicida nas Forças Armadas. Escola de Saúde do Exército, Programa de Pós-Graduação em Aplicações Complementares às Ciências Militares, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/123456789/9694/1/MONO_CARLOS%20EDUARDO%20SZLACHTA%20PATRICIO_CFO.pdf. Acesso em: 21 dez. 2023.
PEIXOTO, Rafael Edson Ribeiro. Adequação do Programa de Valorização da Vida para os Destacamentos Especiais de Fronteira de Marechal Thaumaturgo e São Salvador. Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: htt,ps://bdex.eb.mil.br/jspui/handle/123456789/8687. Acesso em: 21 dez. 2023.
RODRIGUES, João Gaspar. Ministério Público Resolutivo: o guardião das promessas constitucionais.Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2023.
SILVA, Gustavo Godoy Ribeiro da. A valorização da vida: Politicas Públicas voltadas para o combate ao suicídio no Exército Brasileiro. 2016. Instituto CEUB de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Universitário de Brasília, Brasília-DF, 2016. Acessado em: 21 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.