Recurso em sentido estrito no processo penal militar
breve discussão acerca das alíneas “a”, “b” e “g” do artigo 516 do CPPM
Palavras-chave:
Recurso em sentido estrito, Justiça Militar da União, Código de Processo Penal Militar, Doutrina especializada, Superior Tribunal MilitarResumo
O recurso em sentido estrito é um dos principais meios de impugnação contra decisões judiciais da primeira instância na justiça militar, razão pela qual o presente estudo, com foco maior na justiça militar da união, busca, inicialmente, trazer breve conceito acerca dos recursos em geral e prossegue definindo o recurso em debate. Destaca-se o princípio da taxatividade e a possibilidade de aplicação de interpretação extensiva. As reflexões centrais do artigo giram em torno da análise das discussões acerca das alíneas “a”, “b” e “g” do artigo 516 do Código de Processo Penal Militar, tudo com base no texto da legislação específica, doutrina especializada e jurisprudência, em especial a do Superior Tribunal Militar.
Referências
ASSIS, Jorge Cesar de. Código de Processo Penal Militar anotado. Curitiba: Juruá, 2012, p. 440.
LIMA, Renato Brasileiro de. Manual de Processo Penal: volume único – 8 ed. Ver. Ampl e atual. – Salvador: Ed. Juspodivm, 2020.
LOBÃO, Célio. Direito Processual Penal Militar. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
NEVES, Cícero Robson Coimbra. Manual de Direito Processual Penal Militar - Volume Único. 5. ed. Salvador: Editora Juspodivm, 2021.
NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Militar Comentado. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
ROSSETO, Enio Luiz. Curso de Processo Penal Militar. 1. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.