A servidão militar e o poder de polícia das Forças Armadas nas áreas vizinhas aos estabelecimentos castrenses
Palavras-chave:
Direito Administrativo Militar, Domínio eminente, Poder de polícia, Servidão militar, Área de interesse militar, Estabelecimentos castrensesResumo
O objetivo geral deste estudo foi identificar o instituto da servidão militar, bem como a incidência do poder de polícia, nas áreas lindeiras aos aquartelamentos, e analisar, juridicamente, a coexistência harmônica do exercício desse domínio eminente com a rotina da população vizinha. Ao longo dos anos, com o crescimento natural das cidades, os quartéis passaram a integrar cada vez mais o conglomerado urbano, o que reclama, certamente, a necessidade da adoção de medidas restritivas necessárias à preservação do interesse público, em especial, a manutenção do regular preparo para o pronto emprego das Forças Armadas; sem, contudo, descuidar da proteção à integridade física dos particulares que transitam por aquelas imediações. Nessa dinâmica, sobressai a temática da servidão militar nos espaços que margeiam as fortificações castrenses, embora o instituto seja pouco debatido na jurisprudência e na doutrina, tal fato não desonera o agente público do seu poder-dever de agir em consonância com o ordenamento vigente. A partir dessas percepções, este ensaio buscou analisar o equilíbrio entre as ordinárias tensões locais existentes nas áreas vizinhas aos aquartelamentos.
Referências
CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de direito administrativo. 33. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Atlas, 2019.
CRETELLA JUNIOR, José. Tratado de Direito Administrativo: Poder de Polícia e Polícia. 2. ed. v. 5. Rio de Janeiro: Forense, 2006.
LAZZARINI, Álvaro. Estudos de Direito Administrativo. 2. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1999.
MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo moderno. 21. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2018.
MEIRELLES, Hely Lopes. Poder de polícia e segurança nacional. Revista dos Tribunais, São Paulo, n. 445, nov. 1972, pp. 287-298.
__________, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro, 24. ed. São Paulo: Malheiros, 1999.
MIRANDA, Francisco Cavalcante Pontes de. Comentários à Constituição de 1967, tomo III. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1967.
MORAES, José Diniz de. Confissão de ente público: capacidade e indisponibilidade. Revista do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Norte, n. 1, maio 199, pp. 35-45.
NEVES, Cícero Robson Coimbra; STREINFINGER, Marcelo. Manual de Direito Penal Militar. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2014.
SPITZCOVSKY, Celso. Direito administrativo esquematizado. 2. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.