Habeas corpus em sede de transgressão disciplinar
Palavras-chave:
Habeas corpus, Direito Administrativo Disciplinar, Direito MilitarResumo
A presente pesquisa, de cunho exploratório e com o auxílio de levantamento bibliográfico, visa demonstrar os contornos da aplicabilidade da ação constitucional habeas corpus, em sede de transgressões disciplinares no âmbito das Forças Armadas do Brasil, bem como das corporações de polícia militar dos estados. Para tanto, verificou-se os aspectos gerais do remédio heroico, bem como seu contexto histórico, permitindo uma melhor hermenêutica sobre a matéria. Em outro ponto, saindo pela tangente doutrinária, verificaram-se as correntes mais comuns sobre o tema, delineando, inclusive os panoramas atuais, após a promulgação da Lei nº 13.967/2019, que extinguiu a possibilidade de aplicação de penas privativas de liberdade no âmbito das Forças Auxiliares. Por fim, os autores concluíram pela aplicabilidade restrita do habeas corpus, nas hipóteses em que há patente ilegalidade na condução do processo administrativo disciplinar ou na aplicação das sanções administrativas.
Referências
ASSIS, Jorge César de. Curso de Direito Disciplinar Militar: da simples transgressão ao Processo Administrativo. 4. ed. Curitiba: Juruá. 2013.
BULOS, Uadi Lammêgo. Direito Constitucional ao alcance de todos – 2. ed. rev. e atual. – São Paulo: Saraiva, 2010.
CAMPANINI, João Carlos. Estudos Avançados de Direito Militar – 1. ed. São Paulo: Reedel, 2020.
CHAVES, Evaldo Corrêa. Habeas Corpus na transgressão disciplinar militar. São Paulo: RCN, 2002.
JÚNIOR, Jair Soares. O cabimento de habeas corpus nas transgressões disciplinares militares. Revista da Defensoria Pública da União – Brasília/DF. Edição n. 03, 2010.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 19. ed., São Paulo: Saraiva, 2015.
MARTINS, Eliezer Pereira. Direito Adimistrativo Disciplinar Militar e sua Processualidade. Leme: Editora do Direito, 1996.
MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 13. ed., São Paulo: Atlas, 2003.
OLIVEIRA, Farlei Martins de. Sansão Disciplinar Militar e Controle Jurisdicional. Rio de Janeiro: Lumen juris, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.