Crime continuado. A distinção de tratamento no CPM e no CP comum
existe razão para isso?
Palavras-chave:
Crime continuado, Princípio da especialidade, Princípio da igualdade, Fatores de discriminação, Princípio da proporcionalidadeResumo
O presente artigo aborda a distinção de tratamento ao crime continuado no Código Penal Militar em relação ao Código Penal Comum e conclui que a aplicação de tratamento diferenciado não deve ser deixada de lado ante o princípio da especialidade, pois não fere o princípio constitucional da igualdade.
Referências
ASSIS, J. C. In Questões controvertidas do Direito Penal Militar - Direito Militar, Aspectos penais, processuais penais e administrativos. Curitiba: Juruá, 2012.
BARROS, S. T. O princípio da proporcionalidade e o controle de constitucionalidade das leis restritivas de direitos fundamentais. Brasília: Brasília Jurídica, 3. ed., 2003. BARROSO FILHO, J. Crime continuado no Código Penal Militar. Jus Navegandi, capturado em 25.2.13 na internet no endereço eletrônico: http://jus.com.br/revista/texto/16380/crime-continuado-no-codigopenal-militar/3 .
BIERRENBACH, F. F. C. A Justiça Militar e o Estado Democrático de Direito. In Direito Militar – Doutrina e Aplicações. Coordenada por Dircêo Torrecillas Ramos, Ronaldo João Roth e Ilton Garcia da Costa, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
CARNEIRO, J. R. G. PORTO, R. Corrupção – impunidade versus cárcere. Jornal O Estado de São Paulo, de 27.07.05.
MELLO, C. A. B. Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. São Paulo: Malheiros, 3. ed., 2011.
DE SÁ JUNIOR, A. D. O crime militar de entorpecente (art. 290 do CPM), crime organizado e endurecimento da sanção. In Coletânea de Estudos de Direito Militar – Doutrina e Jurisprudência – do TJM/SP. Coordenada por Ronaldo João Roth, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2012.
FIGUEIREDO, R. V. O Escabinato na Justiça Militar e o Julgamento na Primeira Instância. In Direito Militar – Doutrina e Aplicações. Coordenado por Dircêo Torrecillas Ramos, Ronaldo João Roth e Ilton Garcia da Costa, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
FRANCO, A. S. Código Penal e sua interpretação. Doutrina e Jurisprudência. São Paulo: RT, 8. ed., 2007.
MENDES, G. F. COELHO, I. M. BRANCO, P. G. G. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2008.
MEYER-PFLUG, S. R. SILVEIRA, V. O. A Pena de Morte no Brasil, a Legislação Militar e a Justiça Militar. In Direito Militar – Doutrina e Aplicações. Coordenado por Dircêo Torrecillas Ramos, Ronaldo João Roth e Ilton Garcia da Costa, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
NALINI, J. R. O Poder Judiciário na Constituição de 1988. In Tratado de Direito Constitucional. Coordenado por Ives Gandra Martins, Gilmar Ferreira Mendes e Carlos Valdir do Nascimento, São Paulo: Saraiva, Vol. 1, 2010.
ROTH, R. J. Elegibilidade do Militar e suas restrições. In Temas de Direito Militar. São Paulo: Suprema Cultura, 2004.
__________. A aplicação dos institutos despenalizadores do Direito Penal Comum no âmbito militar. In Revista Estudos e Informações, da Justiça Militar do Estado de Minas Gerais, Nov 2008.
__________. Crime Militar versus Crime Comum: identificação e conflito aparente de normas. In Direito Militar - Doutrina e Aplicações. Coordenado por Dircêo Torrecillas Ramos, Ronaldo João Roth e Ilton Garcia da Costa, Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.