A vedação da visita íntima no Sistema Prisional Militar sob a ótica da dignidade da pessoa humana
Palavras-chave:
Estabelecimento Prisional Militar, Visita Íntima, Dignidade da Pessoa Humana, Valores Militares, Ponderação de Interesses, Princípio do Respeito aos PresosResumo
O presente estudo analisa o tema da visita íntima no âmbito dos estabelecimentos prisionais militares, mostrando que sua vedação, em decorrência das peculiaridades de tal contexto e ante uma alegada ausência de estrutura mínima que possa garantir o atendimento dessa carência humana, termina por entrechocar-se com o fundamento da dignidade humana e os princípios constitucionais que amparam a figura de todo e qualquer preso, incumbindo ao Ministério Público Militar, como ramo especializado do Ministério Público a União, empreender as medidas que assegurem, perante o sistema prisional militar, o atendimento dos referidos postulados constitucionais. Tal assertiva mais se justifica após o precedente do STF que reputou ser lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral.
Referências
ASSIS, J. C. Direito militar: aspectos penais, processuais penais e administrativos. 3. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá, 2012.
ASSIS, J. C. / LAMAS, C. R. Execução da Sentença na Justiça Militar. 3. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá, 2011.
ÁVILA, H. Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.
BARROSO, L. R. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CUNHA, S. S. Princípios constitucionais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
FOUREAUX, R. Justiça Militar: aspectos gerais e controversos. São Paulo: Fiúza, 2012.
LOBÃO, C. Direito processual penal militar. Forense: Rio de Janeiro; Método: São Paulo, 2009.
SOARES, R. M. F. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: em busca do direito justo. Saraiva, São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.