A vedação da visita íntima no Sistema Prisional Militar sob a ótica da dignidade da pessoa humana
Palavras-chave:
Estabelecimento Prisional Militar, Visita Íntima, Dignidade da Pessoa Humana, Valores Militares, Ponderação de Interesses, Princípio do Respeito aos PresosResumo
O presente estudo analisa o tema da visita íntima no âmbito dos estabelecimentos prisionais militares, mostrando que sua vedação, em decorrência das peculiaridades de tal contexto e ante uma alegada ausência de estrutura mínima que possa garantir o atendimento dessa carência humana, termina por entrechocar-se com o fundamento da dignidade humana e os princípios constitucionais que amparam a figura de todo e qualquer preso, incumbindo ao Ministério Público Militar, como ramo especializado do Ministério Público a União, empreender as medidas que assegurem, perante o sistema prisional militar, o atendimento dos referidos postulados constitucionais. Tal assertiva mais se justifica após o precedente do STF que reputou ser lícito ao Judiciário impor à Administração Pública obrigação de fazer, consistente na promoção de medidas ou na execução de obras emergenciais em estabelecimentos prisionais para dar efetividade ao postulado da dignidade da pessoa humana e assegurar aos detentos o respeito à sua integridade física e moral.
Referências
ASSIS, J. C. Direito militar: aspectos penais, processuais penais e administrativos. 3. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá, 2012.
ASSIS, J. C. / LAMAS, C. R. Execução da Sentença na Justiça Militar. 3. ed. revista e atualizada. Curitiba: Juruá, 2011.
ÁVILA, H. Teoria dos Princípios: da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 14. ed. São Paulo: Malheiros, 2013.
BARROSO, L. R. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2015.
CUNHA, S. S. Princípios constitucionais. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
FOUREAUX, R. Justiça Militar: aspectos gerais e controversos. São Paulo: Fiúza, 2012.
LOBÃO, C. Direito processual penal militar. Forense: Rio de Janeiro; Método: São Paulo, 2009.
SOARES, R. M. F. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana: em busca do direito justo. Saraiva, São Paulo, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.