O papel do Tribunal Penal Internacional no Conflito Armado Internacional entre Rússia e Ucrânia
A expedição do mandado de prisão contra Vladimir Putin e Maria Alekseyevna
Palavras-chave:
Tribunal Penal Internacional, competência, mandado de prisão, conflito armado internacional, Direito Internacional PenalResumo
A expedição de mandado de prisão contra o líder de uma das maiores potências de mundo e que é membro do Conselho de Segurança da ONU apresenta-se como um divisor de águas no Direito Penal Internacional e na atuação do Tribunal Penal Internacional, que até então era criticado por limitar-se a agentes de Estados com pouca relevância no cenário mundial. A medida, ainda que de cumprimento não factível no momento, pune e restringe a locomoção de Vladimir Putin e Maria Alekseyevna em quase todo o globo, passando uma relevante – e necessária – mensagem inibitória à prática de crimes internacionais.
Referências
BYERS, M. A lei da guerra: direito internacional e conflito armado. Rio de Janeiro: Record, 2007.
BRASIL. Decreto nº 4.388, de 25 de setembro de 2002. Promulga o Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional.
ICRC. Geneva Conventions of 1949 and Additional Protocols, and their Commentaries. International Committee of Red Cross, 2016.
MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. O Tribunal Penal Internacional e o Direito Brasileiro. 3. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.
PALMA, Najla Nassif. Direito Internacional Humanitário e Direito Penal Internacional. Rio de Janeiro: Fundação Trompowsky, 2008.
SWINARSKI, C. Introdução ao Direito Internacional Humanitário. Brasília: Comitê Internacional da Cruz Vermelha, 1996.
TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL. About the Court. Disponível em: https://www.icc-cpi.int/about/the-court.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.