A inteligência investigativa a serviço da sociedade
Palavras-chave:
Tecnologia da Informação, Inteligência investigativa, Ministério Público Militar, Macro criminalidade, CorrupçãoResumo
O presente artigo tem por finalidade expor algumas considerações sobre a tecnologia da informação e a aplicação de ferramentas inteligentes na investigação criminal, como um ponto de inflexão na curva da eficiência do combate à corrupção e elucidação de crimes financeiros complexos praticados por organizações criminosas em detrimento da administração pública de um modo geral. Procura, ainda, evidenciar, no âmbito específico de atuação do Ministério Público Militar, o esforço para o desenvolvimento de tecnologias de investigação que possam contribuir, de forma segura, legal, ágil e eficiente, para o enfrentamento da criminalidade de grande porte, como a corrupção, que impacta diretamente a administração pública militar, em decorrência do desvio dos escassos recursos públicos.
Referências
CARDOSO, N. A. C. Ministério Público: crise de racionalidade e cultura de inteligência. Sistema de justiça criminal. Organizador: Daniel de Resende Salgado; Bruno Barros de Assunção e Natália Angélica Chaves Cardoso, Brasília: ESMPU, 2018.
CUNHA, R. S.; SOUZA, R. Lei Anticorrupção Empresarial. Salvador: Ed. JusPodivm, 2017.
GOMES, Rodrigo. O Crime Organizado na Convenção de Palermo. Crime Organizado. Coordenadores: Ana Flávia Messa, José Reinaldo Guimarães Carneiro. São Paulo: Saraiva, 2012.
HARARI, Yuval Noah. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Porto Alegre, RS: L&PM, 2017.
ROBINSON, J. A globalização do crime, tradução Ricardo Inojosa, Rio de Janeiro: Ediouro, 2001.
ROSSINI, Augusto Eduardo de Souza. Informática, Telemática e Direito Penal. São Paulo: Memória Jurídica, 2004.
SOARES, G. T. Investigação criminal e inovações técnicas e tecnológicas: perspectivas e limites. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Ministério Público Militar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons – Atribuição 4.0 Internacional.